Compromisso com a cidadania e governança

O TCE-BA promove transparência e controle social, avaliando ações governamentais em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, com dados e indicadores que melhoram a gestão pública.

Transparência e Controle

Acompanhamos e avaliamos ações governamentais para promover a transparência e a boa gestão pública.

white and brown concrete building near body of water during daytime
white and brown concrete building near body of water during daytime
black smartphone near person
black smartphone near person
Avaliação
Formulaçao
person writing on white paper
person writing on white paper
Implementação

A formulação é o momento em que problemas e intervenções públicos são analisados e selecionados para compor a agenda pública e o portfólio de ações governamentais. São boas práticas de desenho e institucionalização de políticas públicas a oficialização e a regulamentação por meio de atos normativos apropriados, pois a

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Referencial de controle de políticas públicas. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/data/files/47/17/2B/CC/50D729104CE08619E18818A8/Referencial%20de%20Controle%20de%20Politicas%20Publicas.pdf. Acesso em: 13 maio 2025.

ausência destes normativos implica indefinição de objetivos, princípios e diretrizes.

O estágio de implementação é quando um conjunto de ações são postas em prática para viabilizar o alcance dos resultados almejados, englobando a estruturação da Governança e Gestão; a operacionalização dos instrumentos constitucionais de Planejamento (PPA, LDO e LOA); as atividades de operação e monitoramento; etc.

As políticas públicas são executadas por meio de programas finalísticos, que são recortes selecionados de políticas que retratam as agendas de governo, orientando a ação governamental. A Lei Estadual nº 14.647, de 26/12/2023, que estabeleceu o PPA 2024-2027, trouxe as seguintes definições:

Art. 3º - O PPA 2024-2027 é constituído por Programas, Temáticos ou Especiais, estruturados por Indicadores de Programa, Compromissos, Iniciativas e Indicadores de Compromisso, observando o disposto nesta Lei. Parágrafo único - O Anexo I desta Lei contém o detalhamento dos Programas que integram o PPA 2024-2027.
Art. 4º - O Programa Temático corresponde ao conjunto articulado de ações governamentais que visa o enfrentamento de problemas referentes a um tema de política pública setorial para, no quadriênio, avançar na consecução dos objetivos estratégicos do Estado. § 1º - O Programa Temático, definido por nome e ementa, com síntese dos problemas e objetivos abarcados, estruturado por Indicadores de Programa e Compromissos. § 2º - Os Programas Temáticos estão organizados por Eixo Estratégico conforme o planejamento de longo prazo do Estado, o Plano de Desenvolvimento Integrado - Bahia 2035.

Sobre a análise de desempenho dos programas, a Norma de Auditoria do Setor Público (NBASP) 300 apresenta os conceitos de eficácia (grau de alcance das metas programadas), de eficiência (relação entre recursos empregados e produtos entregues em termos de quantidade, qualidade e tempestividade) e de efetividade (efeitos de uma ação à sociedade).

Anualmente, as prioridades da gestão são estabelecidas na LDO e as ações governamentais são executadas a partir de gastos diretos, com a alocação de créditos apresentada na LOA, e gastos indiretos, por meio de renúncias fiscais e benefícios tributários.

Disponível em: https://nbasp.irbcontas.org.br/wp-content/uploads/2022/11/NBASP-300-Principios-de-Auditoria-Operacional.pdf. Acesso em: 13 maio 2025.

Para o exercício de 2024, Lei Estadual nº 14.757/2024 (LDO/2024);

Para o exercício de 2024, Lei Estadual nº 14.652/2024 (LOA/2024).

Já a avaliação envolve o julgamento deliberado sobre a validade de propostas para a ação ou inação, bem como sobre o sucesso ou falha de intervenções executadas, podendo resultar em sua continuidade, mudanças no curso de implementação ou sua extinção.

Com relação à avaliação de políticas públicas, obrigação constitucionalmente imposta aos gestores desde 2021 pelos arts. 37, § 16, e 165, § 16, da CF/1988, o documento “Avaliação de políticas públicas” do IPEA (2018, p. 29-30) dispõe que:

[…] as políticas públicas podem ser avaliadas primeiramente por meio de abordagem de avaliação executiva, que permite, de forma prática e rápida, identificar em qual elemento ou em qual processo da cadeia de valor da política há maior chance de ocorrerem aprimoramentos.
[…]A partir dos resultados da avaliação executiva, outras abordagens de avaliação poderão ser desenvolvidas, aprofundando-se em um determinado componente da política, como em seus efeitos sobre a realidade, no caso da avaliação de resultado ou de impacto, ou na:

IPEA et al. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex post. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2018. v. 2. 2018. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8853/1/Avaliacao_de_politicas_publicas_guia_pratico_de_analise_ex_post_vol2.pdf. Acesso em: 13 maio 2025.

capacidade de fornecimento do produto ou do serviço planejado, com a execução da avaliação de processo ou da análise de eficiência. (grifo da Auditoria)

Por sua vez, a NBASP 9020 estabelece que:

A avaliação de política pública é um exame que objetiva avaliar a utilidade dessa política. Ela analisa seus objetivos, implementação, produtos, resultados e impactos o mais sistematicamente possível, mede seu desempenho visando avaliar sua utilidade.
[…]
Ademais, a avaliação de políticas públicas se concentra na relevância e na utilidade da política:

  • A relevância da política, que é a adequação dos seus objetivos em relação às necessidades sociais, econômicas ou ambientais que a política pública quer atender;

  • A utilidade da política lida com a questão de conhecer se a política foi vantajosa, levando em consideração, por um lado, todos os seus efeitos diretos (resultados) e indiretos

Disponível em: https://nbasp.irbcontas.org.br/wp-content/uploads/2022/11/NBASP-9020-Avaliacao-de-Politicas-Publicas.pdf. Acesso em: 13 maio 2025.

(impactos), inclusive os não-intencionais ou não-esperados, e por outro, as necessidades que pretendia atender. (grifo da Auditoria)

Nesse contexto, com base no PDI Bahia 2035, perpassando os três estágios do ciclo de uma política, buscou analisar a estrutura de governança estadual de 29 políticas públicas, relacionadas a 11 Eixos Estratégicos, conforme figura a seguir: